Muito tempo atrás, antes de 2005, as empresas B2B e B2C geralmente não se preocupavam em criar conteúdo novo regularmente. No entanto, devido ao desejo cada vez maior do público por conteúdo novo e envolvente, mecanismos de pesquisa como Google, Bing, Yahoo, etc., também dão prioridade a conteúdo novo e envolvente.

Crie um plano de marketing de conteúdo perfeito para sua empresa

E é aqui que começa; de blogueiros pessoais a grandes marcas, todos estão correndo para criar conteúdo de Letra caixa novo e envolvente regularmente para seu site de negócios para obter sua parcela de tráfego orgânico.

Porque apenas criando conteúdo novo e envolvente que seu público adore, uma empresa pode aumentar não apenas as vendas, mas também construir uma marca entre a multidão. Graças às mídias sociais, o público pode compartilhar conteúdo entre eles que cria uma grande consciência para uma empresa. O que, por sua vez, ajuda a aumentar a receita em muitas dobras.

Um estudo recente afirma que 69% das empresas B2B documentaram estratégias de marketing de conteúdo. E 76% dos profissionais de marketing avaliam o sucesso de uma empresa medindo suas estatísticas de tráfego orgânico. Como você pode ver, nesta nova era do marketing digital, o marketing de conteúdo é a chave para direcionar mais tráfego orgânico para o seu negócio.

Neste artigo, discutirei como você deve construir um plano perfeito para seu marketing de conteúdo.

Etapa 1: Construa sua marca criando consciência de massa

Se você deseja obter sucesso a longo prazo, o branding é essencial. Veja as grandes marcas; seu público os conhece pelo nome de sua marca, não pelo produto em si. Essa é uma forma inteligente de marketing que seu público vai comprar porque confia mais em você do que em seu julgamento.

Deixe-me dar um exemplo perfeito disso. Você pode ter visto muitos de seus amigos comprando um iPhone sem nem mesmo pensar duas vezes. Mesmo que tenham visto críticas negativas recentes sobre esse telefone.

Por que isso acontece? Bem, isso não acontece em um dia; levaram anos para ganhar a confiança de seu público. Agora, as pessoas compram iPhones desde o dia zero, quando são lançados.

Esse é um motivo vital pelo qual você deve se concentrar em construir uma marca entre seu público usando a conscientização de massa. No entanto, antes de fazer isso, pergunte a si mesmo as perguntas abaixo para identificar a abordagem certa.

Letra caixa

Quem é meu público-alvo?

Que tipo de conteúdo é meu foco principal? Texto, visual, áudio ou uma combinação de todos.

Quem são meus concorrentes? Que tipo de conteúdo eles estão usando?

Como eles criam consciência de massa? Qual plataforma online eles estão usando?

Etapa 2: ajusta sua campanha de marketing existente

Novamente, estou dizendo isso; hoje em dia, é uma era altamente competitiva. Não é 2000, onde as pessoas estão apenas começando a se dar bem com o conteúdo online e os blogueiros estão apenas saindo do ventre.

É 2020 e, até o momento, existem mais de 500 milhões de postagens em blogs e 1,7 bilhão de sites em todo o mundo. Nas estatísticas recentes, quase 80 por cento das pessoas nem mesmo leem sua postagem inteira, apenas leem o título e passam. De acordo com o MOZ, 92 por cento das pesquisas do Google nunca visitam a segunda página.

Essas estatísticas nos dizem apenas uma coisa. O marketing de conteúdo está se tornando mais difícil a cada dia. Você tem que se concentrar em seu público-alvo, criando conteúdo altamente envolvente e relevante. Caso contrário, todos os seus esforços serão em vão.

Portanto, a questão é: como você deve ajustar sua campanha existente? Bem, é simples. Dê uma olhada na tabela abaixo. Apresentei três das minhas ferramentas favoritas de análise de conteúdo e palavras-chave para você começar. Se você planeja um negócio de longo prazo, deve usar uma ferramenta como esta.

Melhores ferramentas para análise de conteúdo e palavras-chave

Melhores ferramentasCostingFree TrialAhref $ 99 por mês7 dias por $ 7Semrush $ 99,95 por mês7 dias grátisUbersugestão $ 12 por mês7 dias grátis

Etapa 3: Defina suas metas de marketing e mantenha-se fiel a elas

Antes de fazer qualquer coisa, é sempre melhor criar metas específicas de marketing de seu conteúdo e mantê-las. Defina seus objetivos e sincronize-os com toda a sua equipe para uma melhor colaboração. Esta é a era digital – não se esqueça disso.

Você não precisa marcar uma reunião sempre que atualizar sua decisão. Use o poder das ferramentas de gerenciamento para colaborar com toda a sua equipe, incluindo o compartilhamento de arquivos, fotos e vídeos em tempo real. Use um canal seguro para compartilhar informações classificadas sem usar aplicativos de terceiros como Gmail, Facebook Messenger, WhatsApp, etc.

Assim que você puder colaborar com toda a sua equipe de forma segura e pontual, é hora de definir metas específicas que podem ser alcançadas dentro de um prazo específico. Não almeje uma meta que não pode ser alcançada ou muito difícil de obter o sucesso desejado.

Além disso, você precisa se concentrar no gerenciamento do tempo. Procure os pontos fracos de seus concorrentes para identificar a oportunidade inexplorada de aproveitá-la. Por exemplo, se seu concorrente for a Microsoft, você ainda pode vencê-lo sem direcionar diretamente seu objetivo específico. Em vez disso, encontre o buraco para entrar no mercado, procurando uma oportunidade inexplorada que nem mesmo a Microsoft viu.

É tão óbvio, você não pode lutar de frente contra um oponente poderoso, mas como eles são seus oponentes, você tem que encontrar sua fraqueza e bater forte para vencê-los.

Encontre a lacuna de conteúdo usando Ahref “Ferramenta de análise de conteúdo e palavra-chave”.

É tão óbvio que se o seu concorrente for forte, então não há como derrotá-lo cara a cara, a menos que você tenha uma grande quantia de financiamento para apoiá-lo.

Então o que fazer? Aqui está a resposta para você. Dei a você três das minhas melhores ferramentas de análise de conteúdo e palavras-chave para começar. Para este exemplo, usei a ferramenta Ahref. Dê uma olhada em como encontro mais de 2.000 lacunas de palavras-chave em seu site.

Se você quer derrotar seu concorrente, esta é a chance. Encontre seus pontos fracos usando “lacuna de conteúdo” para descobrir que tipo de palavras-chave eles ainda não classificaram. Agora, crie um conteúdo poderoso com essas palavras-chave e comece a ganhar o mercado.

Etapa 4: Planeje para seu público-alvo

Lembre-se sempre de que o público é a chave do sucesso final. Sem eles, nenhum negócio poderia existir, porque eles são compradores e a força vital de qualquer negócio.

O público-alvo de cada empresa pode ser diferente. É uma tarefa vital identificar o interesse, hábito e ciclo de vida do cliente. Se você não analisar seu público e criar o conteúdo correto, mesmo que tenha conteúdo de alta qualidade e envolvente, seu público-alvo pode não estar interessado neles.

Alguns públicos podem estar interessados ​​em vídeo, em vez de conteúdo de texto simples. Alguns podem estar interessados ​​em conteúdo de áudio, mas se sentirem entediados com vídeo e texto. Isso pode variar de acordo com o público. Portanto, você deve descobrir em que tipo de conteúdo eles têm interesse.

Você pode perceber que algum grupo do público não compra produtos imediatamente. Eles sempre pesquisam primeiro e tomam uma decisão depois de um tempo. Sua tarefa é convertê-los antes que seus concorrentes os convertam. Para fazer isso, analise seu público-alvo e construa uma estratégia de marketing perfeita.

Como identificar o interesse do seu público?

Usando o Google Analytics, você pode fazer isso facilmente. Visite o Google analytic e clique na guia de público-alvo. Aqui você encontrará todos os tipos de informações sobre o seu público existente. Idade, localização, sexo, interesse, nível de renda, etc.

Visite o Google Analytic – Público

Etapa 5: crie um plano para a criação de conteúdo

Depende completamente da marca da sua empresa e dos públicos-alvo. Algumas estratégias de criação de conteúdo podem funcionar para meu negócio. No entanto, a mesma estratégia pode não se adequar ao seu negócio.

Por exemplo, meu público-alvo sempre pesquisa no Google e pesquisa lendo o blog, artigo, postagem no fórum, postagem na mídia social etc. Portanto, meu plano de criação de conteúdo é – conteúdo altamente envolvente, útil e atualizado que é construído com texto e imagens .

Letra caixa

Porque os motores de busca como o Google adoram texto e imagens, o que é perfeitamente adequado para o meu plano de marketing empresarial. Agora pense com muito cuidado que tipo de negócio você possui, construindo assim sua estratégia de criação de conteúdo. Por exemplo, se for um curso de culinária, você deve se concentrar no vídeo ao invés de texto e imagens.

Etapa 6: Aproveite a mídia social para criar consciência de massa

Embora você possa gastar milhares de dólares em seu negócio para comercializá-lo. No entanto, este não é um método de baixo custo. Melhor se concentrar em mídias sociais como Facebook, Instagram, Twitter, etc., para marketing online.

Se você usa o serviço de anúncios do Google para fazer marketing de seu negócio, então, para um único visitante, pode ter de gastar US $ 1–2 em média. A maioria das empresas de pequeno a grande porte gasta em média US $ 9.000 por mês em marketing online.

No entanto, se você puder construir uma comunidade em plataformas de mídia social, poderá receber milhões de visitantes em seu site sem gastar um centavo. Porém, nem todas as mídias sociais podem se adequar ao seu negócio. Por exemplo, se o seu negócio é relacionado à culinária ou móveis, você pode receber visitantes massivos do Instagram e do YouTube.

Etapa 7: Analise e acompanhe o desempenho de sua empresa

Esta é a etapa final do sucesso. Depois de planejar seu público e criar uma estratégia de marketing de conteúdo poderosa agora, é hora de se concentrar no resultado. Ao analisar os visitantes do seu site, assinaturas, compartilhamento nas redes sociais e compras feitas pelo público. É tão óbvio; nem todo mundo obtém o resultado desejado sem tentativa e erro.

Você pode criar uma estratégia excelente, mas ela só se tornará perfeita quando você testá-la e obter o resultado desejado. Se você não entender, descubra os erros, corrija e teste novamente.

Existem várias métricas para testar o desempenho do seu negócio.

Comportamento do público: taxa de rejeição, duração da visita, etc.

Receita: assinatura, conversão, etc.

Conscientização em massa: compartilhamento, comentários, backlinks, etc.

Tráfego orgânico: visitantes de mecanismos de pesquisa, menos anúncios necessários

Esses são apenas exemplos de métricas que você pode usar para medir seu desempenho. No entanto, existem muitos softwares de CRM que você pode usar para lidar com essas complexas tarefas de análise automaticamente.