Saber exatamente qual piso colocar na sala pode ser um desafio, principalmente para quem está em fase de construção ou reforma. Afinal, este é um momento que pede uma decisão e muitas vezes o excesso de opções acaba mais atrapalhando do que ajudando.

Ou seja, existem muitos tipos de piso para colocar na sala e muitas vezes a melhor alternativa é aquela que você escolhe por conta da estética. Só que não é só a estética que conta. Você precisa entender como é este piso, qual a dificuldade de instalação e durabilidade.

Mas não se preocupe. Neste artigo, vamos entender qual piso colocar na sala, de modo que você escolha uma alternativa barata, viável e útil para o seu dia-a-dia. Então, continue lendo e saiba mais sobre o tema.

Entenda qual piso colocar na sala e quais as melhores opções

Saber qual piso colocar na sala não é tarefa fácil. Por mais que muitas vezes a gente se guie apenas pela estética (na maioria das vezes), saiba que isto não é tudo. Ou seja, você precisa analisar vários outros critérios relacionados a mão de obra, durabilidade e flexibilidade.

Só que, claro, nem sempre isto é fácil de fazer, principalmente para quem não entende nada de obra ou construção. Neste caso, o melhor a se fazer é buscar um profissional que entenda do assunto para que ele possa oferecer boas alternativas.

Mas se você quer se aprofundar no tema, neste artigo vamos entender mais sobre as seguintes opções de qual piso colocar na sala:

  • Piso vinílico em manta;
  • Piso laminado ao estilo madeira;
  • Cerâmica comum ou porcelanato;
  • Tacos de madeira ou assoalho;
  • Cimento queimado (piso bruto);

Continue lendo para saber mais sobre cada uma das alternativas acima e, quem sabe, você já sai deste artigo com uma decisão tomada. Acompanhe!

Qual piso colocar na sala – Piso vinílico em manta

Você já ouviu falar de piso vinílico em manta? Este é um dos melhores tipos de piso para colocar na sala, visto que é barato, flexível, prático, muito fácil de instalar e com uma infinidade de modelos diferentes.

Comprar piso vinílico acaba sendo uma opção bastante viável para quem busca um tipo de revestimento simples, barato e charmoso. O piso vinílico é feito de material flexível e durável, que nós conhecemos como PVC. E por isso, acaba se tornando uma grande alternativa.

Você encontra piso vinílico em manta com várias estampas diferentes. Mas as tonalidades amadeiradas são as que mais fazem sucesso, visto que elas são clássicas, elegantes e deixam qualquer ambiente muito bonito e confortável.

Além disso, o piso vinílico em manta é muito fácil de instalar e você não precisará investir em uma mão de obra ultra qualificada para isso. O que acaba deixando este acabamento viável e simplificado.

Além dos modelos amadeirados, existem modelos coloridos e estampados. Se você não quiser instalar um modelo de piso vinílico em manta que seja amadeirado, pode facilmente optar por um modelo com estampas variadas ou até mesmo uma cor única.

Certamente vai ficar muito legal!

Qual piso colocar na sala – Piso laminado

Outra alternativa de qual piso colocar na sala, é o piso laminado. Este é, por sua vez, uma alternativa muito elegante e é opção de quem busca uma casa charmosa, bonita e confortável. O piso laminado é, em sua essência, uma lâmina de madeira que pode ser aplicada facilmente em um contrapiso lisinho.

Este também é um tipo de piso para sala fácil de instalar e muito charmoso. Só que você precisa dedicar um pouco mais de atenção na hora de fazer a aplicação, pois as lâminas de madeira podem ficar tortas caso não haja um bom alinhamento do contrapiso.

Além disso, o piso laminado não pode receber umidade ou água em excesso. Se derramar água, seque imediatamente. Caso contrário, o piso poderá soltar e criar um desnível bastante desagradável.

Um dos benefícios do piso laminado é que ele possui um sistema de retenção de ruídos. Ou seja, é ótimo para apartamentos ou casas de mais pavimentos, de modo que o andar de cima não transmita ruídos para o andar de baixo.

Qual piso colocar na sala – Cerâmica comum

É claro que não poderíamos deixar de mencionar as cerâmicas comuns, não é mesmo? A cerâmica comum é um tipo de piso muito popular e que certamente pode ser uma alternativa viável para a sua sala, visto que é um tipo de revestimento barato e fácil de instalar.

A cerâmica comum, hoje, pode ser encontrada em vários modelos e formatos diferentes, visto que é um tipo de piso que tem uma saída muito grande e, portanto, tem ótimas opções para escolher.

Um dos melhores pontos positivos da cerâmica comum é que ela terá uma mão de obra barata para ser instalada, visto que a maioria dos profissionais não terão problemas em aplicá-la. Ou seja, não é algo que exige uma mão de obra ultra qualificada e especializada.

Por mais que a cerâmica seja uma alternativa básica, ela é muito útil. E você ainda pode optar por outros tipos de pisos neste estilo, como os porcelanatos – que são peças maiores e muito elegantes. Certamente ficará lindo!

Qual piso colocar na sala – Assoalho ou tacos de madeira

Se você quer escolher uma alternativa ainda mais legal de piso para colocar na sala, aposte em assoalhos ou tacos de madeira. Estes tipos de revestimentos são um pouco mais complicados de instalar, pois exigem uma maior mão de obra. No entanto, o acabamento final ficará extremamente elegante – principalmente se você aplicar cera ou verniz.

Este tipo de acabamento no piso da sala é bastante comum em casas de campo ou para quem quer ter um ambiente mais rústico e diferenciado. E por falar em ambiente rústico, a nossa próxima dica de qual piso colocar na sala é também bastante rústica. Acompanhe!

Qual piso colocar na sala – Cimento queimado (piso bruto)

E por fim, você ainda poderá fazer uma instalação de um piso rústico no ambiente – que é o cimento queimado. Este tipo de piso cria um espaço ao estilo industrial e é ótimo para combinar com outros tipos de decoração mais rústica.

Aproveite nossas dicas e mãos a obra!